COM AJUDA DO DIABINHO ALBARI O SÃO BERNARDO FOI CAMPEÃO

COM AJUDA DO DIABINHO ALBARI  O SÃO BERNARDO FOI CAMPEÃO

O Estádio Bernardo Stamm seria o palco daquela peleja que decidiria o primeiro turno do campeonato amador organizado pela LERI – Liga Esportiva Regional Iguaçu no ano de 1972.

Enfrentar-se-iam naquele domingo os quadros do São Bernardo F.C. e o Avahi F.C. que possuíam os melhores jogadores remanescentes naquela temporada, pois vários boleiros passaram a defender o recém fundado esquadrão da Associação Atlética Iguaçu, o que na prática, começou a enfraquecer o nosso futebol amador. Não que os atletas que continuaram a defender as equipes amadoras ficassem devendo alguma coisa aos demais, pois a qualidade do nosso futebol nativo era muito boa, mas a participação dos torcedores nos clássicos já não era a mesma.

Tentando reeditar o título de 1969, os comandados de Waldir Alliot adentraram às quatro linhas como uma garra acima da média e, em todo o prélio ficou notório a superioridade do esquadrão do Jacaré da Lagoa Preta, principalmente na segunda metade, quando o “Diabinho Albari”, ponteiro esquerdo, que já vinha sendo o melhor da partida, teve uma atuação soberba, fazendo com que a vida do setor defensivo do Galo Avahiano virasse um inferno.  Enquanto no setor de ataque do tricolor avahiano, Farias e Tussa  tinham uma atuação nula, devido a forte marcação dos zagueiros contrários, Ariom e Acir, o Albari  pelo alvinegro, deitava e rolava pelo setor esquerdo de seu ataque e marcava dois tentos. Um aos 5 e outro aos 22 minutos. O resultado poderia ser maior, tamanho a superioridade do time da Lagoa Preta. Outro fator que deu a supremacia ao Jacaré da Lagoa Preta, foi que o trio da meia cancha, Abilhôa, Jair e Nicola dominaram as ações por aquele setor, não possibilitando que Wander, Betinho e Joel  criassem  as jogadas pelo lado do Avahi.

Ficha técnica do cotejo:

Campeonato Amador de 1972

Decisão do primeiro turno – Estádio Bernardo Stamm

São Bernardo 2 x 0 Avahi 

Quadro do São Bernardo

Ibrair, Carlito Acir, Arion, Arquimedes,  Jair, Nicola, Abilhôa, Darci, Videira e Albari.

Gols – Albari (2)

Quadro do Avahi

Sergio Ney, Cláudio,  Daniel, Pedro Scheibe Cebola, Valmor, Wande, Betinho, Joel, Farias, Tussa e Sidney.

Pelo segundo turno, já início do ano de 1973, o esquadrão do São Bernardo atuou no Estádio Enéas Muniz de Queiroz (Vila Famosa) e descarrilou o escrete do Ferroviário E.C.

Jogando um futebol muito convincente e com muita objetividade, o elenco do Bairro São Bernardo envolveu a agremiação do Ferroviário e venceu por 3 tentos a 1. Mais uma vez o “Diabinho Albari” estava possesso  e só faltou fazer chover dentro das quatro linhas. Em duas espetaculares jogadas, Albari, deixou seus marcadores sentados no chão e colocou o atacante Jair na cara do gol, que só teve o trabalho de empurrar a redonda para o fundo das redes. Após ter tomado o terceiro tento, através de Alfredo, os pupilos do treinador do Ferroviário, Nico Parise, em uma jogada esporádica conseguiram fazer o seu tento de honra  por intermédio do avante Polaco.

No ano de 1972 o São Bernardo sagrou-se campeão vencendo os dois turnos da competição.

Ficha técnica do confronto:

Campeonato amador de futebol de 1972

Decisão do segundo turno – Estádio Enéas Muniz de Queiroz – Vila Famosa

Ferroviário 1 x 3 São Bernardo  

1º tempo – Ferroviário 0 x 2 São Bernardo

2º tempo –  Ferroviário 1 x 3 São Bernardo

Turma do Ferroviário

Luke, Miro, Jairo, Julinho, Beto Cachorro, Pelezinho, Aguinaldo, Miltinho, Lolo, Polaco e Rodrigues.

Elenco do São Bernardo

Joares Mamá, Carlito, Acir, Rosa, Ariom, Abilhôa, Nicola, Jair (Alfredo), Darci, Mercedinho e Albari.

Mediou, com bom trabalho nas duas partidas decisivas, o árbitro Arnaldo de Oliveira que naquela data estava completando 12 anos de serviços para a Liga Esportiva Regional Iguaçu.

O relato acima foi feito após conversas com atletas que participaram desses jogos e através de consultas aos semanários da época, Jornal Caiçara e Jornal O Comércio. Também, muito desses relatos contaram com a minha participação (Jair da Silva – Craque Kiko) por ter participado e presenciado in loco esses dois embates futebolísticos.

Compartilhe Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+

Comente pelo Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>