DIAMANTE NEGRO E HOMEM DE BORRACHA

DIAMANTE NEGRO E HOMEM DE BORRACHA

LEÔNIDAS

Debutando em uma copa do mundo em 1934, Itália, onde o escrete brasileiro fez uma pífia campanha, marcou o único gol do Brasil na competição. Isso era o advento que revelaria o verdadeiro craque na copa seguinte (1938), que além de ser o artilheiro com 7 gols foi escolhido como o melhor jogador da competição. A ele é atribuído a invenção da bicicleta, jogada plástica muito bonita. Para espanto dos torcedores da Copa de 1938 fez um gol de bicileta que foi anulado pelo árbitro pois o mesmo desconhecia essa técnica. Em 1933 defendeu a equipe uruguaia do Penãrol. Várias vezes foi campeão carioca pelo Vasco, Botafogo e Flamengo. Foi cinco vezes campeão pelo São Paulo e após encerrar a carreira como atleta foi seu treinador por mais cinco anos.

Em sua homenagem o clube paulista fez uma réplica de uma bicicleta, jogada que executou quando defendia o clube. A réplica está exposta no museu do clube. Talvez não foi tão conhecido e reconhecido mundialmente devido ao cancelamento das copas de 1942 e 1946 por causa da segunda guerra mundial. Uma de suas alcunhas era Diamante Negro apelido dado pelo jornalista francês Raymond Thourmagem que ficou encantado com sua habilidade, a outra, também dada pelo mesmo jornalista é Homem de Borracha devido a sua elasticidade e facilidade em dominar a bola no alto. Foi o primeiro atleta brasileiro a receber dinheiro de marketing. A Lacta, empresa de chocolates em sua homenagem criou o chocolate Diamante Negro, vendido até hoje. Segundo o jornalista Mario Filho o Leônidas era “Um Mágico do Futebol”.

A primeira bicicleta de Leônidas foi feita no Estádio do Pacaembu e recebeu esse nome através do narrador Geraldo José de Almeida.

Na copa de 1938 fez um gol descalço pois sua chuteira rasgou, o árbitro não percebeu por causa da lama, chovia muito naquela partida, foi contra a Polônia. Jogou 37 vezes pela seleção e fez 37 gols.

Tido como acabado para o futebol veio para o Morumbi como uma aposta do dirigente são-paulino Paulo Machado de Carvalho. Ele prometeu ao dirigente que se regeneraria pois tinha sido preso por adulterar o certificado militar. Na sua estreia o público foi de 72.000 pessoas. Alguns consideram Leônidas melhor que Pelé porém essa dúvida vai persistir, tendo em vista que os jogos não eram televisionados na época que o craque atuava. Quando perguntado quem era o melhor, Pelé ou ele, a resposta era essa “Eu fui um craque, Pele um gênio”. Sobre a bicileta alguns afirmam ter sido inventada por Petronilho de Brito e que Leônidas apenas a aperfeiçoou.

Leônidas da Silva nasceu em 1913 e morreu em 2004.

 

 

Compartilhe Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+

Comente pelo Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>