Jorge Sérgio Schwartz, professor de formação, amante incondicional do esporte, muitas vezes crítico e questionador, de personalidade forte, sem papas na língua, muito assertivo e que se deixa facilmente levar pela emoção, mas sem sombra de dúvidas, um ícone do basquetebol e principal embaixador de Porto União, levando o nome do município aos mais longínquos rincões.
Começou a jogar basquetebol nos idos de 1963 no Colégio São José. Nos anos de 1966, 67 e 69 defendeu as cores do Colégio Túlio de França. Em 1968 se transferiu para Blumenau onde defendeu a equipe do Vasto Verde e seleção de Blumenau, conseguindo o vice-campeonato estadual. No seu retorno para Porto União voltou a defender o Manchester, equipe que ajudara formar em 1966 e, que fez miséria com os adversários, ganharam de todas as equipes e seleções catarinense, tanto em casa como nas quadras adversárias.
Atuou pelas seleções de Porto União, União da Vitória, Joaçaba, Blumenau, Joinville, Catarinense Adulta e Universitária.
Defendeu os clubes Vasto Verde (Blumenau – 1968), Soc. Ginástico de Joinville (Joinville – 1970) e Sociedade Cruzeiro do Sul (Joinville – 1971/72), sendo sempre destaque.
Além de técnico, nos últimos anos tem se dedicado como coordenador do basquetebol de Porto União, muitas vezes sem receber nada em troca, mas pelo simples amor a essa modalidade esportiva. Entre os tantos cargos que ocupou foi diretor do DME de Porto União e atualmente é um dos diretores e coordenador técnico da APAB/Porto União/Clube Concórdia onde, como sempre, colecionando títulos.
No rol dos tantos títulos conquistados ao longo da sua vida em prol do basquetebol, o mais importante, lhe foi outorgado pelo Colegiado da Federação Catarinense de Basquetebol no ano de 2014, foi o de Comendador de Basquetebol do Estado de Santa Catarina, honraria máxima.
Parabéns Comendador Jorge. Muita saúde e paz no seu coração. Que Deus lhe abençoe sempre.