NO APAGAR DAS LUZES DO ANO DE 1951- ATLÉTICO MUNICIPAL E CAXIAS DE JOINVILLE

NO APAGAR DAS LUZES DO ANO DE 1951- ATLÉTICO MUNICIPAL E CAXIAS DE JOINVILLE

ATLÉTICO MUNICIPAL (Porto União) 00 x 01 CAXIAS F.C. (Joinville) – 31/12/1951.

Já nos momentos derradeiros de 1951, um punhado de desportistas de Porto União, sabedores que a agremiação do Caxias F.C. de Joinville se apresentaria na cidade de Joaçaba naquele domingo 30 de dezembro e, no seu retorno passaria pelo município, propôs ao vice-campeão joinvilense que permanecesse um dia entre nós e se apresentasse numa contenda amistosa em plena segunda-feira, 31 dezembro, no período vespertino. Os entendimentos entre os diretores foram coroados de êxito e o prélio amistoso foi atado contra o Atlético Municipal.

Tendo como palco o Estádio Mário Fernandes Guedes (Estádio Municipal de Porto União), em um cotejo de tento solitário, aos 30 minutos da primeira metade, o avante do quadro da Manchester Catarinense, Alemão, derrubava a cidadela do arqueiro Nilton. Triunfante no duelo, o esquadrão do Caxias convenceu plenamente e apresentou um ludopédio vistoso e elegante. É bom que se diga, que se não fosse a falta máxima mal arrematada pelo dianteiro do Atlético, Mário, que facilitou a defesa do guarda redes do elenco visitante, Bosse, o escore final teria sido diferente. Se destacou com uma atuação acentuada pelo esquadrão visitante o médio direito Calico, um grande craque que foi convocado para a seleção catarinense. Também se destacaram pelo bando dos excursionistas, o beque Tiago e os dianteiros Darinho, Patrocínio e Dem.

Mesmo sofrendo o revés, louve-se a atuação da turma do Atlético que tiveram um grande espírito de luta e também foram grandes dentro do tapete verde. Destaques para o guapo Nilton, os beques Rodrigues e Zildo, na linha média o Afrânio e na linha de frente o Darci realizou lances de vulto. Destaque também, para o lépido Lima com uma atuação de pompa enquanto esteve dentro do gramado.

Andou bem o mediador durante toda a peleja, o Sr. Arnoldo Senff. Também, trilou com acerto o seu referee, incontinenti na falta máxima, pênalti, cometido pelo defensor Tiago do quadro do Caxias.

Formaram os quadros:

Atlético Municipal (Porto União) – Nilton, Rodrigues e Zildo. Afrânio, Hernande e Nuche (Nenão). Edgarzinho (Goia e mais tarde Edgarzinho), Mário, José, Darci e Lima (Goia).

Caxias F.C. (Joinville) – Bosse, Tiago e Manfredo (Bazóca). Calico (Coca), Rubens e Bazóca (Calico). Darinho (Caranga), Patrocínio, Dem, Nereu, Alemão (Darinho).

Tento – Alemão aos 30 minutos da etapa primeira.

Matéria do futuro livro Bola de Capotão II.

Comente pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *