História (Relatos publicados no livro Bola de Capotão – Craques de Porto União da Vitória, a história não os esquecerá).
Oriundo do Karl Weit F.C., esquadrão de uma madeireira em Porto União – SC, surgia em 29 de junho de 1958 o Clube Recreativo Tamandaré. Fundado por Nestor Patzsch, diretor da madeireira e, já levando a alcunha de Almirante, a agremiação teve em suas fileiras craques que mais tarde defenderam grandes clubes das cidades irmãs e região.
Mandando seus prélios no Estádio Municipal de Porto União (Estádio Interventor Mário Fernandes Guedes), entre anos de 1958 e 1964 peleou pelos certames da L.E.N.C – Liga Esportiva Noroeste Catarinense e pela Federação Catarinense de Futebol onde disputou a Taça Governador do Estado.
Sua primeira participação na L.E.N.C foi no ano de 1960. Sob o comando do treinador Teatino e competindo contra as equipes do Botafogo F.C., Operário E.C e Clube Atlético União, foi campeão nas categorias titulares e aspirantes. Por ter sido campeão ganhou direito, juntamente com o Botafogo F.C. que foi o vice-campeão, de representar a L.E.N.C no Campeonato Estadual Catarinense. Ficou em terceiro lugar na sua chave e foi alijado de participar da próxima fase.
No auge de sua vida tinha como principal craque o atleta Perboni.
No ano de 1961 tinha a seguinte formação quando disputou o campeonato da L.E.N.C e a Taça Governador do Estado: Osmar da Maia (Luke), Antônio Kusika, Joanides Vieira (Polaco), Cesar da Silva, Newton Rodrigues (Pinguim), Aguinaldo F. de Souza (Guina), Lineu Silvério (Caramuru), Lauro Cigano, Izauri, Perboni e Agostinho Côas. Também faziam parte do elenco os atletas Rochinha, Mário, Jacir, Edu Goya, Joãozinho e Nelson Paes (Nelsinho).
Por falta de estrutura, má situação financeira e por estar desgostoso com parte da diretoria que foi contrária a sua ideia de se filiar na L.E.R.I, Nestor A. Patzsch abandonou a presidência do clube. Sem seu principal comandante, em 1964, o rubro negro encerrava suas atividades. Seus craques, em sua maioria, como Perboni, Osmar Maia (Luque), José Tusset (Bepe), Valmor, Isauri e Joãozinho foram defender a equipe do Avahi.
Passaram também pelas fileiras rubras negras, entre muitos, os jogadores: Valdir Aliot, Vlademiro Parastchuk, Lindolfo P. Marques (Fiinho), Aguinaldo F. de Souza (Guina), Osmar Maia (Luque), Nelson Paes (Nelsinho), Joanides Vieira (Polaco), Dilmar Gonzaga (Dêgo), Lineu Silvério (Caramurú), Peçanha, Dario, Cesar da Silva, Vitor Maquinista e Newton Rodrigues (Pinguim).
Também marcaram época, como presidentes, Luiz Gugelmin e Ernesto Bohrer.