SÃO BERNARDO F.C. – CAMPEÃO DA L.E.R.I. EM 1969 – UNIÃO DA VITÓRIA-PR

SÃO BERNARDO F.C. – CAMPEÃO DA L.E.R.I. EM 1969 – UNIÃO DA VITÓRIA-PR

Campeão da L.E.R.I. em 1969.

O esquadrão do Avahi abiscoitou o primeiro turno. No segundo, liderava o certame e na última rodada em seu reduto, Estádio Municipal de Porto União, peleava por uma vitória contra o quadro São Bernardo para ser o campeão do ano. Já a turma da Lagoa Preta necessitava de um simples empate para triunfar no segundo turno e forçar contendas adicionais para ver quem seria o grande campeão da temporada. O escore ficou em 01 a 01, gol do Carlos Alberto Abilhôa (Abilhôa) para o Jacaré da Lagoa Preta e Juja Chila (Juja) para o Avahi. O time alvinegro foi campeão do segundo turno. O campeão geral  só foi conhecido no ano seguinte, após a realização de quatro cotejos:

No primeiro duelo realizado no Estádio Municipal de Porto União houve igualdade no placar, 01 a 01, com tentos de Clodival Esteves (Padeiro) (São Bernardo) e João Farias Junior (Farias) (Avahi). Com uma disputa ferrenha e ânimos acirrados, fechou o pau entre os 22 peleadores e a porfia foi interrompida por vários minutos. Cinco contendores foram tomar banho mais cedo.

Para a segunda pugna que seria realizada no Estádio Bernardo Stamm, com muito boleiro “jurado” para apanhar e prevendo-se o maior banzé de todo gênero, todas os desportistas que passavam pelo portão de entrada eram revistados de cima até embaixo. O resultado de tal revista foi um balaio cheio de facas, facões, canivetes e até um revólver. Sem escaramuças, saiu vencedor o quadro “bernardino” da Lagoa Preta por 02 tentos a 01.

No terceiro confronto, que poderia decidir o cetro máximo da competição, pois o elenco do São Bernardo atuaria por um simples empate, o onze avahiano se reabilitou e venceu por 03 a 02 no Estádio Municipal de Porto União. Como a decisão do campeonato era em uma melhor de quatro pontos, foi necessário mais uma refrega, pois cada bando tinha conseguido três pontos.

Então, já no ano de 1970, 11 de janeiro, no Estádio da Lagoa Preta foi realizado o choque final que decidiu o certame, onde o São Bernardo triunfou e sagrou-se campeão.

No campeonato de 1969, o meia esquerda Farias, seguido por Vander Stoeberl, ambos do Avahi F.C., foram o artilheiro e vice-artilheiro, respectivamente.

Em um embate festivo, os integrantes do elenco “alvinegro bernardino” recebeu as faixas de campeão do esquadrão juvenil do Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro. No desafio, saiu vencedor o time carioca pelo marcador de 01 a 00.

Comente pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *