A LARGADA PARA O TRICAMPEONATO
No final da década de 1940 e início da de 1950, o futebol amador de Porto União da Vitória era comandado pelas duas ligas existentes. Em Porto União – SC era a L.D.N.C – Liga de Desportos do Noroeste Catarinense que regia o esporte bretão. Em União da Vitória – PR era a L.E.R.I – Liga Esportiva Regional Iguaçu que ditava as normas dos certames.
Para relembrarmos um pouco da fase áurea do “pebolismo” das nossas queridas terras outrora contestadas, daremos destaque para o esquadrão de aspirantes (segundo time) do União E.C., conhecido como “Vovô” por ter sido o primeiro quadro formado em nossas terras, 1921.
Dando início para um famoso e glorioso tricampeonato pela L.E.R.I.(1949, 1950, e 1951), em 1949, de forma invicta, o elenco de aspirantes do União E.C., abiscoitou o caneco do certame.
Sob a batuta do Dr. Francisco Xavier (presidente) e vários diretores, entre tantos, o senhor João de Lima, ficaram famosos no elenco unionense, sempre comandados pelo treinador Lilico, os jogadores: Durval de Lima, Jofre de Oliveira Cabral, Mário (Bangalô), Zeferino, Darcílio Assunção, Arlindo (Febre Amarela), Orlando de Carvalho (Orlandinho), Joãozinho, Getúlio, Nicácio, Hermes, Alcides Assunção, Divo Lima e Algacir (Penteado).