CAMPEONATO ACABOU POR CAUSA DOS GATOS NO FUTEBOL

CAMPEONATO ACABOU POR CAUSA DOS GATOS NO FUTEBOL

Coisas da bola

Coisas da bola são relatos de fatos vividos por mim, histórias contadas por amigos e outros frutos da minha imaginação.

Qualquer semelhança será puro acaso.

“Jair da Silva Craque Kiko”

Lá pelo início da década de 1960, o futebol amador das cidades irmãs Porto União e União da Vitória era de uma qualidade técnica muito grande, os atletas eram revelados nas categorias inferiores, que mais tarde defenderiam os elencos titulares das equipes que eram filiadas na LERI (Liga Esportiva Regional Iguaçu), que fazia parte da Federação Paranaense de Futebol.

Os atletas jogavam nas categorias juvenis, aspirantes e se apresentassem boa qualidade eram escolhidos para atuar nos times principais. Para se iniciar nos juvenis os meninos tinham que ter a idade igual ou superior a 15 anos, portanto meninos com idade abaixo, ficavam alijados de participar dessas competições.

Como existiam muitos campinhos e campos para a prática deste esporte, também os seus praticantes eram em grande número, pois quando os filhos nasciam, na maioria das vezes ganhavam uma bola de presente.

Diante desse fato constatado e por também ter um campo de futebol, os dirigentes do Colégio São José resolveram organizar um campeonato chamado de Dente de Leite, onde poderiam participar meninos com idade até 14 anos. O principal responsável pela organização era o Leocádio Vieira, o popular Cadinho.

Muitas equipes se inscreveram e o alvoroço tomou conta, afinal, o campo do Colégio São José parecia um formigueiro pela presença maciça da gurizada quando da realização das rodadas.

O campeonato seguia a todo vapor e a rivalidade entre as melhores equipes começava a aparecer. Destacavam-se as equipes do Colégio São José, Cid Gonzaga, São Bernardo e Ferroviarinho.

Quando a competição estava no seu auge e pegando fogo, sem nenhuma explicação foi interrompida e terminaram o campeonato, deixando todo mundo a ver navios.

Recentemente, no ano de 2015, ao fazer uma reportagem sobre o amigo Cadinho, é que fiquei ao par do ocorrido. Disse-me ele que a direção do Colégio São José resolveu acabar a competição em virtude das falsificações dos registros de nascimentos, pois os dirigentes de muitas equipes alteravam a data para que os meninos pudessem atuar pelas suas equipes.

Compartilhe Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+

Comente pelo Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>