2ª COPA DO MUNDO – 1934 – ITÁLIA

2ª COPA DO MUNDO – 1934 – ITÁLIA

2ª COPA DO MUNDO – 1934 NA ITÁLIA

Depois do sucesso da primeira Copa do Mundo no Uruguai dois países tiveram o interesse de sediar a edição de 1934, Suécia e Itália. A Suécia estava de olho no retorno financeiro enquanto a Itália queria promover o regime fascista. Os suecos desistiram por falta de condições financeiras, é o que dizem. Mesmo com a crise que se abatia sobre a nação, a Itália, foi a anfitriã dessa copa. Como particularidades essa competição não teve a participação do campeão do torneio anterior, o Uruguai, que em represália ao boicote sofrido em 1930, não defendeu o título, uma vez que muitas equipes europeias não compareceram na América do Sul. Outra particularidade interessante foi o fato que mesmo sediando o mundial os italianos tiveram que disputar as eliminatórias o que não acontece mais, o país sede tem a vaga garantida. Contam os historiadores que Benito Mussolini acompanhou todas as partidas, dizem que se utilizou de um sósia para realizar tal feito. Para melhorar a sua equipe o ditador mudou as leis para facilitar a naturalização de bons jogadores descendentes de italianos que nasceram em outros países.

O BRASIL NA COPA

Não diferente de 1930 a cartolagem novamente influenciou no mau desempenho do escrete brasileiro. Devido a brigas entre dirigentes paulistas e cariocas não foram convocados os melhores jogadores. Alguns dos jogadores do Palestra Itália foram escondidos em uma fazenda em Matão (SP) para não serem convocados pela CBD (Confederação Brasileira de Futebol). A Copa era no formato eliminatório. O Brasil enfrentou a Espanha e perdeu por 3×1. A divulgação do resultado ao povo brasileiro se deu por telegrama recebido da Itália e foi afixado em painéis instalados nas agências de notícias. Sabedor da eliminação do Brasil o povo foi às ruas em São Paulo para protestar. A sede do time Palestra Itália foi ameaçada de depredação, sendo protegida por forte contingente policial. Eliminado o time brasileiro fez dois amistosos na Europa. Perdeu para a Iugoslávia de 8×4 e empatou com o time Gradjanski em 0x0.

Time Brasileiro:

Ariel (Botafogo), Armandinho ( São Paulo da Floresta), Átila (Botafogo), Canalli (Botafogo), Carvalho Leite (Botafogo), Germano (Flamengo), Leônidas da Silva (Vasco), Luiz Luz (Americano), Luizinho (São Paulo da Floresta), Martim Silveira (Botafogo), Octacílio (Botafogo), Pateski (Nacional de Montevidéu), Pedrosa (Botafogo), Sílvio (São Paulo da Floresta), Tinoco (Vasco), Waldemar de Brito (São Paulo da Floresta) e Waldir (Botafogo).

DECISÃO DA COPA

Antes da final, para pressionar a Squadra Azzurra, o ditador Mussolini mandou um bilhete para os jogadores, onde estava escrito: “Vitória ou Morte”, e os atletas entraram em campo sabendo que só havia um resultado possível para garantir a vida melhor para todos.

Era 10 de junho de 1934, na cidade de Roma, foi realizado a grande final. O palco foi o Estádio Nacional do Partido Fascista. A Azzurra enfrentou a Tchecoslováquia. Faltando 14 minutos para o final da partida o time italiano tomou um gol. Reagiu aos 36 minutos e empatou o jogo. O embate foi para a prorrogação. O treinador da Itália, Pozzo, mostrou que era mais que um mero disciplinador. Deu instruções para que seus atacantes Guaita e Schiavio invertessem as posições. Em uma jogada entre os dois saiu o gol do título. O atacante Schiavio marcou. Final de partida, Itália 2×1 Tchecoslováquia.

CURIOSIDADES DA COPA

Participaram da Copa 16 seleções: Alemanha, Argentina, Bélgica, Holanda, Suécia, Tchecoslováquia, França, Áustria, Romênia, Brasil, Egito, Hungria, Espanha, EUA, Suíça e Itália.

Em 17 jogos foram marcados 70 gols= média de 4,1 gol por partida

Média de público por partida = 21.352 pessoas

A Copa se realizou em oito cidades sedes

Maior goleada= Itália 7×1 EUA

Artilheiro= Nejedlý da Áustria com 5 gols. Existe a controvérsia de que três foram os artilheiros com 4 gols cada um. Nejedlý, Schiavio (Itália) e Edmund (Alemanha).

O brasileiro Anfilogino Guaresi, o Filó, que jogou no ataque do Corinthians se naturalizou e defendeu a Itália.

Entre os não-italianos campeões estavam os Argentinos Demaria, Orsi , Guaita e Monti.

Um dos destaques da copa foi a seleção austríaca que ficou conhecida como “time maravilha”, caiu na semifinal contra a Azzurra.

O único gol brasileiro foi feito por Leônidas que ficou conhecido mais tarde por Diamante Negro.

A seleção alemã que ficou em 3° lugar e fez saudação nazista para a torcida.

A primeira prorrogação em uma copa do mundo foi na partida Áustria 1×1 França. No final 3×2 para a Áustria.

Nessa copa também aconteceu o primeiro jogo para desempate. Itália e Espanha empataram em 1×1 na prorrogação( naquela época não havia cobrança de pênaltis). Nova partida foi realizada, final 1×0 para a Itália.

Na decisão do 3° lugar Alemanha e Áustria não tinham levado uniformes reservas (ambas as equipes eram alvinegras). Os austríacos então usaram a camisa do Napoli.

O México garantiu a participação na copa ao vencer a seleção de Cuba e viajou para a Itália. Os EUA resolveu participar em cima da hora. As duas seleções fizeram então uma partida em Roma para disputar a vaga que estava destinado aos mexicanos. Os EUA venceram por 4×2 e o México voltou para casa sem ter estreado.

Houve escolha pré determinada de árbitros nos jogos da anfitriã. O sueco Ivan Eklind que apitou a semifinal e final se reuniu com o ditador Mussolini antes das partidas. Teve decisões polêmicas em favor da Itália (expulsões e gols anulados).

Alguns árbitros influenciaram tanto nos resultados dos jogos dos italianos que foram expulsos por suas pátrias após o torneio, caso do suíço René Mercet e do belga Louis Baert.

O craque da copa foi o italiano Giuseppe Meazza.

Compartilhe Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+

Comente pelo Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>