AMÉRICA FUTEBOL CLUBE
Uns já foram para o andar superior mas a maioria ainda está entre nós. Todos protagonistas e davam espetáculo tendo como palco o famoso Campo do Nacional. Estou falando dos amigos e atletas do America Futebol Clube. Nas cores vermelha e branca o alvirrubro do bairro São Pedro marcou época no futebol amador de nossas cidades. Praticamente todo domingo disputava uma peleja ou participava dos grandes torneios que eram realizados no já referido campo. Quem jogou ou conheceu o campo sabe que o goleiro do gol dos fundos somente enxergava o outro arqueiro a partir dos joelhos para cima, devido ao aclive acentuado que existia no meio do campo. Mas vamos ao que interessa, o América e seus atletas.
Na década de 1970 muitas pessoas tiveram a incumbência de “tocar” o time, podemos citar o Antonio Joly, Dirso (in memoriam), João Polika (Frank), Carlos Menegasso e tantas outras pessoas abnegadas que gostavam de futebol. Dos muitos atletas que passaram pelas fileiras da equipe posso destacar sem sombra de dúvidas a participação do Frank Polika, Tivico, José Amir (Cachimbo), Jairzão, Dango, Mario Boca, Cajão, Pedrão, Garrinchinha, Luis Polika e Ari Polika.
Entre tantos feitos destaco a participação da equipe na Copa Arizona. Tendo sido campeão na fase municipal a equipe ganhou o direito de disputar a fase final na cidade de Curitiba. Segundo relatos de vários atletas a equipe foi desclassificada nas penalidades máximas pelo esquadrão do Colorado Esporte Clube da capital Paranaense.
Também tive o prazer de atuar muitas vezes por essa agremiação.