Naquele ano da década de 1970, a Associação Atlética Iguaçu realizou uma partida amistosa contra a seleção paranaense juvenil. O embate foi no Estádio Enéas Muniz de Queiroz e a Pantera Azul Dourada venceu pelo escore de 2 tentos a 1. Devido a ótima performance nesta peleia, dois atletas iguaçuanos, eu (Craque Kiko) e Pelezinho fomos convocados para fazer parte da seleção.
De malas prontas, passamos na sede do time e pegamos um adiantamento em dinheiro, para as despesas que teríamos na capital paranaense.Treinaríamos por duas semanas em Curitiba e após iríamos para Minas Gerais disputar o Campeonato Brasileiro.
Já na capital, instalados em um hotel em frente da Praça Tiradentes, vivíamos uma rotina de treinos pela manhã e tarde.
Em uma tarde rara de folga, o meu colega Pelezinho estava fazendo hora na Praça e visualizou duas mulheres sentadas em um banco. Metido a “comedor,” meteu o “zóinho” e começou a paquerar. Estrategicamente sentou na cadeira de um menino engraxate, pediu para que ele desse um brilho no seu pisante e continuou a paquera, pois tinha ficado de frente para as gatas. Com os sapatos engraxados, pagou o piá. Só para fazer uma analogia entre o valor pago na época e o valor que seria uma engraxada de sapatos na data de hoje, deu uma nota de R$ 100,00 (cem reais) para pagar R$ 0,50 (cinquenta centavos). Como o garoto não tinha troco para o valor alto da nota, então, com voz autoritária mandou que ele fosse providenciar o troco, mas que deixasse como garantia a caixa de engraxar. O piá saiu em disparada dizendo que já voltaria.
Depois de uma longa espera, as mulheres foram embora e o amigo Pelezinho ainda sentado no banco da praça com a caixa de engraxar sapatos, continuava esperando que o menino voltasse. Como a espera foi em vão, já na boca da noite, fulo da vida, levou a caixa para o hotel pensando na possibilidade de ainda encontrar o menino. Até hoje o meu amigo está esperando o seu dinheiro, o garoto simplesmente evaporou.
Quanto ao nosso desempenho no selecionado posso informar que nos dispensaram após “encherem a nossa bola”. Como justificativa disseram que era para conter despesas, pois a federação estava passando por dificuldades financeiras e que ficariam somente com atletas dos times da capital.