Se apresentando pela terceira vez na competição, e a primeira em casa, a Associação Clube Atlético União não se deu bem, foi goleada por 06 tentos a 02 nesta noite de sábado (28) no Complexo Esportivo da UNIUV.
Embora o placar elástico tenha pressuposto um adversário muito superior tecnicamente, não foi isso que vimos.
Análise técnica da partida
Primeiro tempo
A equipe da ACAU de União da Vitória começou muito afoita, com pouca movimentação e atletas prendendo demais a bola, principalmente na sua quadra defensiva.Talvez a estreia em casa tenha sido a principal causa da dificuldade inicial, mas com o decorrer do tempo o ritmo imposto foi o mesmo. Com pouca movimentação, tendo uma saída de bola na maioria das vezes num 2 x 2, era facilmente dominada pelo adversário, que ao contrário, trabalhava bem a bola. Todo mundo sabe que no futsal, o esquema 2 x 2 está ultrapassado e facilita a marcação do adversário.
Já a equipe de Chopinzinho iniciava as jogadas pelo setor central da quadra e, com dois alas bem abertos, com movimentação constante de seu quarteto, trabalhava e mantinha sempre a posse da bola. Abriu o placar aos 01:25 minutos da primeira etapa e foi ampliando até chegar no final do primeiro tempo com a vantagem de três tentos a zero. Administrou bem, mesmo quando sofria contra ataques do time de União da Vitória. Não fez mais gols devido várias defesas difíceis feitas pelo goleiro Diego.
Segunda etapa
Para a segunda etapa a Associação Clube Atlético União voltou melhor. Mesmo tendo continuado a jogar na sua quadra defensiva, houve mais movimentação e posse de bola de seus atletas até a metade do tempo regulamentar, quando aos 08:20 minutos, em uma desatenção, houve uma roubada de bola e a equipe visitante faria o seu quarto gol. A partir daí, o esquema tático foi para as cucuias, o time da casa foi para cima na base da raça e da vontade, começou se descuidar defensivamente e o Chopinzinho foi ampliando o placar até chegar a seis a zero. A equipe de União da Vitória conseguiu diminuir a diferença através de dois gols feito pelo atleta Diocão, gols feitos na raça, vontade e persistência.
O diferencial entre as duas equipes foi que o Chopinzinho manteve o mesmo esquema tático durante todo o jogo, movimentação constante, saindo jogando sempre com três atletas o que lhe propiciava a posse de bola. Quem tem a posse de bola não leva gol, manda no jogo.
Mesmo sem apresentar nenhum atleta de destaque, a equipe de Chopinzinho tem no seu elenco sete atletas contratados de outras cidades. Tem um atleta que estava disputando a série ouro do paranaense e outro que estava jogando na Espanha. Sua folha de pagamento mensal gira em torno de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) mensais. Essa informação foi obtida através da conversa com um dirigente do time visitante.
Uma coisa que não poderíamos deixar de questionar, não que isso tenha sido o principal motivo da derrota, como é que tendo uma partida importante à noite, três atletas disputaram na parte da tarde partidas difíceis pelas quartas de final do futebol sete no Campo do Escurinho. Dois desses atletas iniciaram jogando na partida contra o Chopinzinho.
Sabemos que o trabalho para o nosso futsal mudar de estágio é árduo e será longo. Pelo que vi, temos que repensar muita coisa, mas desistir nunca. Tiro o chapéu para vocês que entraram nessa empreitada, pois sem vocês nossa terra sempre vai estar relegada a segundo plano no esporte. Parabéns para todos, diretores, atletas e colaboradores.