COM MUITO SENTIMENTO. INFORMAMOS A ASCENSÃO DO AMIGO JORGE SÉRGIO SCHWARTZ.

COM MUITO SENTIMENTO. INFORMAMOS A ASCENSÃO DO AMIGO JORGE SÉRGIO SCHWARTZ.

A batalha pela vida já vinha sendo travada há algum tempo. No nosso último encontro tomando um cafezinho, já se via que estava bastante debilitado. E, no primeiro sábado de 2025, 4 de janeiro, meu amigo Comendador Jorge Sérgio Schwartz, no início da tarde, passados poucos minutos do meio-dia e meia, ascendeu, aos 77 anos de idade.

Jorge Sérgio Schwartz, professor de formação, um amante incondicional do esporte, muitas vezes crítico e questionador, de personalidade forte, sem papas na língua, muito assertivo e que se deixava facilmente levar pela emoção, mas sem sombra de dúvidas, um ícone do basquetebol e principal embaixador de Porto União, levando o nome do município aos mais longínquos rincões.

Começou a jogar basquetebol nos idos de 1963 no Colégio São José. Nos anos de 1966, 67 e 69 defendeu as cores do Colégio Túlio de França. Em 1968 se transferiu para Blumenau onde defendeu a equipe do Vasto Verde e seleção de Blumenau, conseguindo o vice-campeonato estadual. No seu retorno para Porto União voltou a defender o Manchester, equipe que ajudara formar em 1966 e, que fez miséria com os adversários, ganharam de todas as equipes e seleções catarinense, tanto em casa como nas quadras adversárias.

Atuou pelas seleções de Porto União, União da Vitória, Joaçaba, Blumenau, Joinville, Catarinense Adulta e Universitária.

Defendeu os clubes Vasto Verde (Blumenau – 1968), Soc. Ginástico de Joinville (Joinville – 1970) e Sociedade Cruzeiro do Sul (Joinville – 1971/72), sendo sempre destaque.

Além de técnico, nos últimos anos tem se dedicado como coordenador do basquetebol de Porto União, muitas vezes sem receber nada em troca, mas pelo simples amor a essa modalidade esportiva. Entre os tantos cargos que ocupou foi diretor do DME de Porto União e atualmente era um dos diretores e coordenador técnico da APAB/Porto União/Clube Concórdia onde, como sempre, colecionando títulos.

No rol dos tantos títulos conquistados ao longo da sua vida em prol do basquetebol, o mais importante, lhe foi outorgado pelo Colegiado da Federação Catarinense de Basquetebol no ano de 2014, foi o de Comendador de Basquetebol do Estado de Santa Catarina, honraria máxima.

Também marcou época como comentador esportivo em várias emissoras de Porto União da Vitória. Por muitos anos foi cronista do Jornal Caiçara. Atualmente escrevia no Jornal O Iguassú.

Por amor ao esporte, principalmente ao basquetebol, tirou dinheiro do seu próprio bolso para ajudar na construção de uma quadra esportiva na cidade de Palmas-Pr.

Vá em paz amigo Comendador Jorge Sérgio Schwartz. O esporte deste chão, sentirá muito a sua falta.

Todas as reações:

8Você, Aramis A. Fernandes, Gilson Santos e outras 5 pessoas

2 comentário

Curtir

Comentar

Enviar

Compartilhar

Comente pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *