Idealizado a partir do ano de 1998, a competição já se tornou tradicional nas cidades de Porto União da Vitória. Nesse ano de 2018, as finais como se esperavam, apresentaram várias nuances, principalmente pelo equilíbrio entre os esquadrões finalistas, onde cada dividida parecia um facão passado em concreto saindo fagulhas das canelas, era como se a disputa fosse por um prato de polenta com vinho, tamanha a raça e vontade dispendida pelos boleiros para ganhar o caneco. Fazendo parte deste contexto, tira-se o chapéu, para a grande massa torcedora que se fez presente, que juntos com os pebolistas também pressionavam os mediadores que deram um show de arbitragem, além de que, para completar a festa, foi dado um show de organização pelos colaboradores da DME de Porto União. Por tudo isso que presenciamos hoje e temos visto ao longo dos anos, cremos com a mais absoluta certeza que o esporte bretão é muito mais que futebol, é muito mais que dar um chute na redonda, pois transcende a natureza do desportista dando picos de emoção nunca sentida.
Conhecendo o perfil físico e psicológico dos contendores já se previa que não teria bola perdida e que o bicho ia pegar por todo lado e quem afinasse com certeza não ganharia nada. O bom de tudo foi que ninguém afinou, tanto é que as duas decisões terminaram empatadas onde os quadros que perdiam pela diferença de dois gols foram buscar um escore melhor e levaram as decisões para cobranças de penalidades máximas. Aí quem se destacou foram os guapos, que mesmo levando paulada embaixo dos três paus fizeram defesas portentosas que garantiram o troféu para suas agremiações.
Deram um show de arbitragem o Marquinhos Ruiz e o Jefferson Scheibe.
Categoria ouro
Big Pizza/Lagoa Dourada 03 x 03 Abbaspel/Tucanos Seguros – Nas cobranças de penalidades venceu a Abbaspel pelo escore de 03 a 02.
Destaque na contenda foi o guarda metas Jurubeba (Abbaspel) que entrou na segunda metade e fez defesas mirabolantes, além de que fez a diferença defendendo uma penalidade que levou o seu escrete à conquista de campeão.
Categoria especial
Desportivo União/Estofaria Gonzaga 03 x 03 Oficina Fênix Santa Rosa – Na decisão por tiros livre diretos o elenco do Desportivo União/Estofaria Gonzaga venceu por 02 tentos a 00.
Destacaram-se nessa conquista os jogadores Marquinhos que arrebentou na peleia e o arqueiro Eduardo que teve uma atuação estupenda no tempo regulamentar e defendeu uma penalidade que levou sua turma ao título.
Dados das Competições
Categoria Ouro
Campeão – Abbaspel/Tucanos Seguros.
Vice-campeão – Big Pizza/Lagoa Dourada.
3° lugar – Unibalanças.
4° lugar Abbaspel.
Artilheiro – Wesllen Silva Rogenski (Unibalanças) com 12 gols.
Defesa menos vazada – Abbaspel/Tucanos Seguros com 13 gols.
Troféu disciplina – Unibalanças.
15 equipes participaram
Foram marcados 241 gols em 38 jogos.
Categoria Especial
Campeão – Desportivo União/Estofaria Gonzaga.
Vice-campeão – Oficina Fênix Santa Rosa/Nova Era Contabilidade.
3° lugar – Clube do Mala/Barulho Veículos.
4° lugar – Parque Aquático Moro.
Artilheiro – Matheus Henrique Telles de Souza (Oficina Fênix) com 11 gols.
Defesa menos vazada – Oficina Fênix/Nova Era Contabilidade com 10 gols.
Troféu disciplina – Desportivo União/Estofaria Gonzaga.
15 equipes participaram na categoria.
Foram marcados 173 gols em 37 jogos.
Ver vídeos das cobranças de penalidades.