Faleceu no dia de hoje, 11 de outubro, terça-feira, o conhecidíssimo desportista e ex-atleta dos grandes esquadrões do futebol amador de Porto União da Vitória, Jairo Graça Pinto. Segundo informações de amigos, ele esteve vários dias internado em uma casa hospitalar em uma das cidades irmãs. Lutava contra o diabetes mellitus.
O corpo está sendo velado no Velatório Santa Barbara e seu sepultamento ocorrerá amanhã, com saída às 9h para a cidade de Caçador-SC.
Atuando como beque do Ferroviário E.C. e Avahi F.C. deixou sua marca com grandes atuações nos certames da lendária e extinta L.E.R.I. – Liga Esportiva Regional Iguaçu.
Jairo era filho do famoso e lendário meia-esquerda que atuou pelo São Bernardo F.C. e Ferroviário E.C., o Heitor Pinto. Com esse grau de parentesco, a máxima foi confirmada – a fruta não cai longe do pé.
Ainda moleque, Jairo começou a trabalhar em gráficas, entre elas a do Jornal O Comércio, importante semanário noticioso das cidades irmãs. Tempos depois foi trabalhar no Banco do Estado de Santa Catarina – BESC onde foi colaborador até a sonhada aposentadoria. Ainda trabalhando no BESC, sempre esteve à frente do futsal onde como treinador ganhou vários canecos e foi escolhido como treinador do ano.
Morou vários anos na cidade de Camboriú-SC. Recentemente estava residindo na cidade de Porto União da Vitória. Torcedor ferrenho da Associação Atlética Iguaçu, marcava presença nos cotejos, onde juntos, várias vezes nós encostávamos o umbigo no bar do Estádio Antiocho Pereira, e entre umas e outros cevas, discutíamos sobre o esporte bretão.
Vai com Deus meu amigo. Tive o prazer de estrear junto de ti, formando a “becaria” do nosso esquadrão de coração, o Ferroviário E.C., no final da década de 1960.