Quando do lançamento do livro BOLA DE CAPOTÃO, por residir em outro Estado, o famoso e glorioso treinador de futebol, João Maria Tavares, não pode estar presente para ser homenageado por tudo de bom que fez pelo nosso futebol amador, e hoje, 14 de junho, na residência do amigo Rosinha, com muita alegria e satisfação, pude fazê-lo.
João Maria Tavares, além de jogador foi um excelente treinador, sendo campeão pelos principais esquadrões participantes da L.E.R.I. – Liga Esportiva Regional Iguaçu. Quando um clube almejava o cetro máximo do certame, com certeza, o treinador João Maria era o primeiro a ser contactado.
Dotado de uma visão técnica sobre os espaços dentro das quatro linhas, enérgico, João Maria, além da qualidade técnica dos seus comandados, também cobrava um bom condicionamento físico, fazendo que seus pupilos sempre dessem as tradicionais voltas em tornos dos tapetes verdes.
Fez muito pelo esporte bretão de Porto União da Vitória. É merecedor das glórias e também foi eternizado no livro Bola de Capotão, onde sempre será lembrado com um dos grandes do esporte Rei da nossa querida terra.