MISS ESPORTES 1949
Nem tendo um ano de formação e colaborando sobremaneira para o bom desenvolvimento do futebol amador nas cidades irmãs, o departamento esportivo de Rádio União – ZYD-3, comandado pelos desportistas Lamartine Augusto e Leocádio José Vieira (Cadinho), começou a transmitir prélios futebolísticos simultaneamente dos dois Estádios existentes nas cidades no ano de 1949. Estreou ao transmitir as partidas entre União E.C. x São Bernardo F.C. no Estádio da Baixada (Antiocho Pereira) e Atlético Municipal x Avahi no Estádio Municipal de Porto União (Mário Fernandes Guedes). Também, para comemorar o seu primeiro ano de existência em 04 de setembro de 1949 e, em uma tentativa para que o belo sexo se fizesse presente com mais assiduidade nas canchas futebolísticas, o departamento esportivo da ZYD-3 tomou a iniciativa de realizar um sensacional concurso para a escolha da Miss Esportes de Porto União da Vitória, ficando ao seu cargo a elaboração do regulamento e confecção das cédulas. Durante o período eleitoral as candidatas dirigiriam palavras para seus simpatizantes nos programas esportivos da Emissora, onde falariam sobre si e pediriam ao público torcedor que comprassem os seus votos. Entretanto, para que essa ideia fosse coroada de pleno êxito, seria necessária o engajamento e adesão plena de todos os clubes locais para que escolhessem a sua representante e colaborassem nas vendas de votos.
Segundo o regulamento, após a eleição seria realizado um baile em um Clube, onde as candidatas envergando as faixas de seus respectivos esquadrões receberiam as justas homenagens.Também, haveria um confronto futebolístico entre o clube representado pela vencedora do concurso contra um tradicional e famoso adversário. Todas as candidatas dos demais clubes também se fariam presentes no prélio e colocariam a faixa na vencedora e lhe entregariam um lindo presente. Seriam premiadas as candidatas até a terceira colocação. Ao término das premiações, a Miss Esportes discursaria e daria o pontapé inicial na gigantesca contenda.
Após muitas campanhas pelos clubes e pelas candidatas em busca de votos, foi encerrado em 25 de setembro o brilhante concurso que transcorreu num período de dois meses. Coube a representante do Juventus os louros da primeira colocação, senhorita Leonice Martins, com 41.373 votos. Na segunda colocação classificou-se a Miss Ferroviário, senhorita Aglair Pizzato, com 40.510 votos. Em terceiro lugar, senhorita Rita Dondeo, Miss União, com 23.170 votos. As demais candidatas se classificaram na seguinte ordem:
4° lugar – Agma Silveira – Túlio de França – 23.116 votos.
5° lugar – Irene Quadros – São Bernardo – 4.936 votos.
6° lugar – Edith Colita – Vila Nova – 3.044 votos.
7° lugar – Erna Ibsch – Avahi – 2.273 votos.
8° lugar – Nelci Bussi – Atlético Municipal – 304 votos.
9° lugar – Irene Rucinski – Tupi – 256 votos.
Para comemorar a eleição da Miss Esportes ganha pela juventina, senhorita Leonice Martins, festejar o primeiro título de futebol do Juventus F.C. na LDNC – Liga de Desportos Noroeste Catarinense e inaugurar oficialmente o Estádio Municipal de Porto União, em 09 de outubro de 1949 o Juventus F.C. enfrentou a onze do Ferroviário E.C. campeão invicto na L.E.R.I – Liga Esportiva Regional Iguaçu e foi derrotado pelo placar de 04 tentos a 03 num verdadeiro espetáculo pebolístico. Os jogadores e torcedores remanescentes da época são categóricos em afirmar, que o esquadrão Pó de Arroz Juventino somente foi derrotado, porque o quadro da Rede Ferroviária utilizou em seu elenco quatro jogadores oriundos do Clube Atlético Ferroviário da capital paranaense.