Fazendo parte da peleja de fundo, em 18 de dezembro de 1949, no Estádio da Baixada Unionense, o São Bernardo F.C., conhecido pela alcunha de “santos”, recebeu o forte quadro do Iraty S.C. para um prélio de volta, tendo em vista que a pouco tempo já tinha peleado amistosamente no palco do adversário e sofrido um revés por 02 a 01. Mostrando um elenco valente, os visitantes “bisaram” o feito em sua casa, triunfaram no tapete verde da Baixada pelo mesmo números de pontos, em que pese as dificuldades quando se duela fora dos domínios. Já ao “alvinegro santista bernardino” faltou um balançador de redes, porque, muitas vezes de frente para o perigo, onde era só mandar a menina para o fundo do filó, as chances claras foram chutadas para a linha de fundo.
O placar começou a ser mexido aos 09 minutos da etapa primeira. O dianteiro iratiense, Susko, que peleava como um falso ponta de lança, ao receber um cruzamento vindo da marginal esquerda do seu setor ofensivo, matou a redonda com categoria, teve tempo de levantar a cabeça e vislumbrar o guapo Catita com um posicionamento errado, só tendo o trabalho de mandar a redonda no canto mais livre, o esquerdo, consignando o primeiro tento do seu onze.
A contenda corrida equilibrada nos domínios, mas em estocadas esporádicas, os “santos bernardinos” desperdiçavam as poucas chances que apareciam e, desde os dizeres das antigas no futebol “quem não faz leva” o Iraty estufou e o São Bernardo levou o segundo tento aos 43 minutos, ainda dentro da mesma etapa da peleja. O ponteiro esquerdo Rodrigues, parecendo que tinha um motorzinho nas pernas, se aproveitando que a cozinha do São Bernardo estava pressionando ofensivamente, recebeu um balão de couro na profundidade, ganhou na corrida do asa médio esquerdo Nilson e, entrando em diagonal, arrematou e ampliou o placar para 02 tentos a 00 para os visitantes. Esse escore perdurou o restante da primeira fase.
Durante o intervalo, com o São Bernardo ainda dentro do vestiário, que se situava em um casebre nos fundos de uma das goleiras, o treinador Bogut exigia mais raça e pedia especialmente para o centro médio Afrânio, para que não desgrudasse do dianteiro Susko, pois ele estava armando o maior “tedéu” por aquele setor. Já o presidente, Lotário Kroni, exigia a virada no marcador, até porque, dizia ele já no jargão futebolista, “eles são perna de pau”.
O São Bernardo voltou para o tempo derradeiro com uma correria fora do comum. Para o seu onze não teve mais bola perdida, corria em cima e fungava no cangote dos contrários, mas devido muitos arremates perdidos, o seu tento, de honra, apareceu somente na boca do lusco-fusco, aos 44 minutos através do meia esquerda Heitor, o dianteiro mais lúcido do esquadrão de União da Vitória. Por ser esguio e possuir canelas finas e compridas, o moreno, em um lance quando adentrava na linha de perigo dos contendores inimigos, recebeu um chuveirinho ainda na meia lua e, como a trajetória da bola de capotão não foi perfeita, levantando e esticando a perna esquerda Heitor Pinto dominou-a ainda nas alturas e, com categoria, antes que ela caísse no chão, com a perna direita, desferiu um chute por cobertura. O arqueiro contrário, Marmelada, foi pego de forma desprevenida e ficou contemplando o balão transpor a sua meta caindo acompanhando a curvatura da sua rede. Foi um legitimo golaço, para tanto, o camisa 1 teve o trabalho de sair de baixo dos três paus e ir cumprimentar o autor da façanha.
Não restando mais tempo para a bola rolar, em cima da hora, o mediador Sr. Irmayr Brandalize deu por findo o cotejo. Quanto ao seu trabalho, agradou a todos, ainda que tenha validado um tento duvidoso para os visitantes.
Na turma dos vencedores se destacaram, Abraão, Cordeiro, Zico, Tinoco, Silo e Susko. No bando dos perdedores, Zildo, Afrânio, Nilson e Heitor, estiveram em mais evidência.
Perdeu o São Bernardo, com: Catita, Zildo e Arnaldo. Afrânio, Dário e Nilson. Genésio, Aníbal, Nenê, Heitor e Ademar.
Jogaram pelos vencedores: Marmelada (Badico), Ozza e Abraão. Cordeiro, Isaac e Zico. Jango (Chimão), Silo, Susko, Tinoco e Rodrigues.