Era meados de 1969 e naquele domingo haveria um torneio de futebol no Estádio Municipal de Porto União. As equipes rivais, Botafoguinho e Guarani se inscreveram para participar daquela competição, em que pese, serem times formados só de meninos com idade inferior a 14 anos.
De manhã, antes que o responsável pelo campo, senhor Olegário, abrisse os portões de entrada para o Estádio, a piazadinha já estava por lá.
Os demais times participantes, que contavam com a nata dos atletas da cidade, menosprezaram as equipes da piazada, e no decorrer dos jogos foram eliminados por elas. Já na boca da noite, após terem eliminado mais de vinte equipes, Botafoguinho e Guarani chegaram para decidir o torneio. Um aspecto emocionante foi que as equipes eliminadas, em sua maioria, permaneceram até o término da competição e prestigiaram o embate decisivo entre os dois times da gurizada.
Com o empate no tempo regulamentar a decisão foi para as penalidades máximas. A meta escolhida para a decisão foi a de entrada, tendo em vista que já estava escurecendo e os carros poderiam acender os faróis, e foi o que aconteceu, para possibilitar as cobranças. Kiko, pelo Botafoguinho e Roberto Pereima, pelo Guarani, foram os batedores. Após vinte e quatro cobranças de cada lado, o Foguinho levou a taça, pois, no vigésimo quarto pênalti, o cobrador Roberto Pereima, levou azar e a bola bateu no poste esquerdo. Resultado: Botafoguinho 24 x 23 Guarani. Um fato que deve ser salientado, é que os goleiros, Davi, pelo Botafoguinho, e Rodrigues, pelo Guarani, em nenhum momento deixaram de se atirar para tentar defender as cobranças e, isso fazia com que a torcida, dividida, fosse à loucura.
Em comemoração pelo caneco, o senhor Benedito, dono e treinador do Botafoguinho, nos brindou com refrigerantes que foram sorvidos no bar quiosque, ao lado do campo.
Equipe Botafoguense:
Em pé da esquerda para direita: Benedito (treinador), Florindo, Odilon, Fernando, Pedro Rocha, Davi Cardoso e Tivico (meu irmão).
Agachados: Kiko, Vander, Schavalinha, Mario Boca, Paulinho, Luizinho Bagre e Rudi.
Obs: Só lembro de poucos atletas do time do Guarani: Rodrigues (goleiro), Roberto Pereima, Milton Vadek e Darci Stechechen.