TORNEIO NO ESTÁDIO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO

TORNEIO NO ESTÁDIO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO

Coisas da bola

Coisas da bola são relatos de fatos vividos por mim, histórias contadas por amigos e outros frutos da minha imaginação.

Qualquer semelhança será puro acaso.

“Jair da Silva Craque Kiko”

Era meados de 1969 e naquele domingo haveria um torneio de futebol no Estádio Municipal de Porto União. As equipes rivais, Botafoguinho e Guarani se inscreveram para participar daquela competição, em que pese, serem times formados só de meninos com idade inferior a 14 anos.

De manhã, antes que o responsável pelo campo, senhor Olegário, abrisse os portões de entrada para o Estádio, a piazadinha já estava por lá.

Os demais times participantes, que contavam com a nata dos atletas da cidade, menosprezaram as equipes da piazada, e no decorrer dos jogos foram eliminados por elas. Já na boca da noite, após terem eliminado mais de vinte equipes, Botafoguinho e Guarani chegaram para decidir o torneio. Um aspecto emocionante foi que as equipes eliminadas, em sua maioria, permaneceram até o término da competição e prestigiaram o embate decisivo entre os dois times da gurizada.

Com o empate no tempo regulamentar a decisão foi para as penalidades máximas. A meta escolhida para a decisão foi a de entrada, tendo em vista que já estava escurecendo e os carros poderiam acender os faróis, e foi o que aconteceu, para possibilitar as cobranças. Kiko, pelo Botafoguinho e Roberto Pereima, pelo Guarani, foram os batedores. Após vinte e quatro cobranças de cada lado, o Foguinho levou a taça, pois, no vigésimo quarto pênalti, o cobrador Roberto Pereima, levou azar e a bola bateu no poste esquerdo. Resultado: Botafoguinho 24 x 23 Guarani. Um fato que deve ser salientado, é que os goleiros, Davi, pelo Botafoguinho, e Rodrigues, pelo Guarani, em nenhum momento deixaram de se atirar para tentar defender as cobranças e, isso fazia com que a torcida, dividida, fosse à loucura.

Em comemoração pelo caneco, o senhor Benedito, dono e treinador do Botafoguinho, nos brindou com refrigerantes que foram sorvidos no bar quiosque, ao lado do campo.

Equipe Botafoguense:

Em pé da esquerda para direita: Benedito (treinador), Florindo, Odilon, Fernando, Pedro Rocha, Davi Cardoso e Tivico (meu irmão).

Agachados: Kiko, Vander, Schavalinha, Mario Boca, Paulinho, Luizinho Bagre e Rudi.
Obs: Só lembro de poucos atletas do time do Guarani: Rodrigues (goleiro), Roberto Pereima, Milton Vadek e Darci Stechechen.

Comente pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *