0 QUE É A ARTE

0 QUE É A ARTE

No final de uma entrevista em uma emissora de rádio sobre a minha vida e sobre a literatura, o repórter me perguntou:

– O que é a arte para você?

Vistas nas vistas, depois de alguns segundos que pareceram compridos demais, ainda que tenha pestanejado, respondi:

– É tudo o que encanta.

Como se tivesse uma pulga a me coçar atrás da orelha, fui para casa pensativo. Sentado no banco lá no fundo do quintal, me perguntei:

– O que tem me encantado nesta vida?

E, pensando, encontrei alguns encantos que tive e tenho nestes setenta e lá vai tijoladas de anos vividos. Aqui vão alguns:

Assistir ao vivo uma dominada de bola do Pelé, lá no segundo andar, onde o balão de couro parecia grudar no seu peitoral e cai na feição para esticar um barbante. Visto em câmara lenta, observado por quem tem o tino, o Rei estufava o peitoral enchendo de ar quando o capotão estava vindo e, antes dele tocar na caixa torácica, o ar era posto para fora. Era como se o capotão batesse em um saco de algodão. Dominado, ele caía mansamente. Sensacional.

Ficar espreitando de frente, sem tempo para parar de mirar, os quadros do Van Gogh – Noite Estrelada e Terraço. É como se tivesse mergulhando dentro daquelas obras de arte. Lindo.

Ler os livros de Albert Camus, Boris Pasternak e Ernest Hemingway. Você começa a ler e não quer parar. Emocionante.

Ouvir os clássicos de Bach e Beethoven. Se deliciar com o sanfoneiro Vermelho. São sons que parecem amaciar a alma. Restauradores de espírito.

O que tem me encantado no correr dos anos é a minha família. Esposa, filhos, filhas, genros, noras, netos de sangue e de coração tem me dado uma alegria e uma satisfação nunca sentida. Nos dias de hoje, difícil administrar. Para poucos. Privilégio.

Mas, o encantamento maior, é a vida que o Papai do Céu me deu. É divina.

Sou só gratidão ao Papai do Céu.

Comente pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *