GINÁSIO DE ESPORTES DR LAURO MÜLLER SOARES – ESCLARECIMENTOS

GINÁSIO DE ESPORTES DR LAURO MÜLLER SOARES – ESCLARECIMENTOS

Na reportagem feita no dia 21 de outubro de 2017 sobre as condições em que se encontravam o Ginásio de Esportes Dr. Lauro Müller Soares quando da segunda rodada do 21° Campeonato Cascudão, como sempre fazemos, deixamos em aberto para que os responsáveis por aquela praça esportiva se manifestassem para contrapor e até esclarecer dúvidas pertinentes, até porque, percebemos que há muito desencontro de informações.

Na segunda-feira (23) recebemos uma comunicação via WhatsApp do professor Marcos Tadeu Grzelczak, diretor da UnC, nos convidando para conversarmos sobre a referida reportagem do dia 21. De pronto, após verificarmos nossa agenda, marcamos para conversar na quarta-feira (25) no campus da UnC de Porto União.

Em conversa com o diretor, com a presença do supervisor de esportes de Porto União, Moacir Capistrano, entre tantos questionamentos  para dirimir dúvidas, podemos elencar alguns que ficamos ao par:

1° – Ao contrário do que se diz, toda a área da UnC foi cedida pelo governo do Estado de Santa Catarina para pagamentos de precatórios e, não pela prefeitura de Porto União. Quando da cessão da área, o Ginásio de Esportes também estava incluído. Portanto, o Ginásio faz parte do patrimônio da UnC desde a sua implantação em Porto União.

2° – Nos últimos anos o Ginásio estava sendo utilizado mesmo sem a renovação dos Termos de Cooperação entre a UnC e Prefeitura, que aliás já estava vencido a longo tempo. Não possuía os devidos laudos de segurança e alvarás, sendo solicitado pelo corpo de Bombeiros de Porto União que o Ginásio só voltasse a ser utilizado após as devidas adequações previstas em lei.

Atualmente essa praça esportiva está adequada, liberada e possui todos os alvarás necessários, bem como, o Termo de Cooperação 001/2017 de 30 de março de 2017 (em anexo).

3° –  Mesmo com as restrições orçamentárias devido a recessão que estamos vivendo, várias medidas já estavam sendo tomadas, como, substituição de lâmpadas (será necessário trocar parte da fiação elétrica). As goteiras existentes já estavam sendo solucionadas, até porque, com o clima ensolarado muitas passaram despercebidas e, devido as fortes chuvas elas ficaram perceptíveis durante a realização das partidas.

4° – Quanto as condições de higiene e limpeza, conforme a utilização, será mantido um funcionário que tomará todas as medidas necessárias.

5° – A cantina estava sendo explorada por terceiros, funcionando sem licitação e sem as condições de higiene necessárias exigidas pelo departamento de saúde do munícipio. Como também é vedada a entrada e venda de bebidas alcoólicas no interior do Ginásio a cantina foi fechada.

6° – O vigente Termo de Cooperação assegura à Prefeitura de Porto União o uso pacífico das  instalações para execução do seu calendário esportivo nos seguintes dias e horários: segundas, terças e quartas-feiras no período vespertino (13 às 18 horas) e sábados das 16 às 22:30 horas. Portanto, não mais serão locados horários à agremiações para uso de pessoas física ou jurídica. Também é vedada a colocação de placas e pinturas de publicidade.

Aproveitando a oportunidade, cabe esclarecer, também segundo ao diretor Marcos, nunca houve o intento de mudar o nome do Ginásio de Esportes Dr. Lauro Müller Soares. O que houve foi uma pintura na parte externa, padrão da UnC. Está sendo providenciada pela prefeitura de Porto União uma placa com o nome do Dr. Lauro Müller Soares que será afixada no hall de entrada do Ginásio.

Em anexo está o Termo de Cooperação 001/2017 entre a UnC – Universidade do Contestado e a Prefeitura Municipal de Porto União datada de 30 de março de 2017.

Comente pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *