CONQUISTAS DO CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO ULTRAPASSAM FRONTEIRAS DESTE BRASIL VARONIL

Ex-atleta de tênis de mesa de Porto União, David Lumikoski, hoje brilha no futsal europeu e leva consigo os aprendizados da base esportiva local.

Com 25 anos de história, a modalidade de tênis de mesa do Centro Cultural 25 de Julho, de Porto União, tem sido palco de muitas vitórias — dentro e fora das quadras. Mais do que canecos levantados, o projeto esportivo forma cidadãos e inspira trajetórias que ultrapassam fronteiras. Um exemplo dessa história é o jovem David Lumikoski Neto, de 20 anos, atualmente atleta do ASM Futsal de Mônaco, equipe localizada no Principado de Mônaco, na Europa.

Apesar de hoje viver o sonho de pelear no futsal profissional, a trajetória de David também tem raízes no tênis de mesa. Aos 15 anos, ainda no colégio, ele conheceu a modalidade que despertou seu interesse por novas experiências esportivas.

“Minha paixão sempre foi o futsal, mas sempre gostei de jogar tênis de mesa na escola. Fui a uma competição, vi o alto nível e me interessei em treinar também”, relembra David.

O jovem começou a treinar no Centro de Treinamento do Centro Cultural 25 de Julho, participando de torneios oficiais e convivendo com grandes nomes da modalidade, como os professores Gabryel Smek e Luiz Hamann. Ambos destacam o talento e a disciplina do atleta, que sempre buscou se superar.

“O país tem dificuldades em ver atletas crescerem e viverem do esporte. O David se destacou pela dedicação e tranquilidade. Desenvolveu muito rápido e sempre mostrou interesse genuíno em aprender”, comenta o professor e mesatenista Gabryel Smek.

A história de David é marcada por coragem e persistência. Com apenas 16 anos, deixou Porto União para jogar futsal em São Bento do Sul-SC, passando por clubes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Mais recentemente, foi contratado pela ACAU, de União da Vitória-PR. Antes de encerrar a temporada de 2025, recebeu o convite para atuar na Europa — e aceitou o desafio.

Desde setembro, o atleta vive em Mônaco e já se destacou em campo: em apenas cinco partidas, marcou seis gols pelo seu esquadrão.

“Minha rotina de treinos aqui é intensa, mais organizada que no Brasil. Treinamos com bola de três a quatro vezes por semana e fazemos academia todos os dias. A maior dificuldade é a distância da família e a adaptação à nova cultura”, conta.

Mesmo longe, o vínculo com Porto União permanece forte. “Tenho muitas amizades no Centro Cultural 25 de Julho e, quando estou na cidade, sempre passo para bater uma bola com o pessoal”, diz o atleta, que reconhece a importância do esporte em sua vida.

“O esporte mudou tudo para mim. Ele me fez conhecer lugares e culturas que nunca imaginei. Por isso, sempre digo: se você tem um sonho, se esforce ao máximo. O esporte pode te levar muito mais longe do que você imagina”.

Com histórias como a de David Lumikoski, o Centro Cultural 25 de Julho reforça sua missão de formar atletas e cidadãos, mostrando que o esporte é capaz de abrir caminhos e transformar vidas — até mesmo do outro lado do mundo.

Informações e mídia – Camila Godoi.

Comente pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *