Desta vez, peleando pela oitava rodada do certame paranaense de futsal da série bronze, a ACAU Futsal de União da Vitória, em seu reduto, encontrou pela frente o excelente esquadrão do Planalto Xavantes. Além dos contrários serem um timaço, o ritmo inicial do prélio, muito rápido, deixou a torcida bastante apreensiva, porque nos últimos cotejos o quinteto de União da Vitória tem amolecido o garrão a partir da metade da fase derradeira. Desta vez não. A ACAU faria a sua melhor apresentação até aqui.
Antes de um minuto de bola rolada a ACAU já tirava um zero do placar, através de Deivon. Até com certa facilidade, com cinco minutos de peleia, o mesmo Deivon ampliou para 2 a 0, e o seu esquadrão, juntamente com a assistência ficou mais animado, mas o quadro visitante não estava morto. Com o cotejo ganhando em velocidade e com a torcida inflamada empurrando a turma de União da Vitória, pensou-se que os contrários sentiriam o peso, o que cheirava a uma goleada com o panorama oferecido. Não foi o que se viu. Os visitantes não se abateram e a pugna ganhou em emoção, principalmente quando o guarda-redes, Jonathan, viu a redonda morrer por duas vezes no fundo do seu barbante, ainda antes da parada, tentos assinalados por Batoré e Gabriel. Estava decretado a igualdade, 2 a 2. Era como se a batalha começasse do zero, deixando a porfia mais eletrizante.
Veio a etapa derradeira e logo o pivô Jaison faz o terceiro tento dos da casa. O combate fica mais aguerrido, era aqui e também lá. O guardião Jonathan via a sua baliza perigar, mas se tornara um paredão. Iluminado catava até a sombra. Mas aí, Igor Periquito, numa catega de dar inveja faz o quarto tento da ACAU. Ressurge então o futebol esplendoroso de Iury. Fez o quinto, sexto e o sétimo tento para os seus. O confronto se ia para o final, e com o escore parcial de 7 tentos a 2, um frio na espinha percorreu, quando o quinteto do Planalto/Xavantes fez o seu terceiro tento, pois em contendas praticamente vencidas o marcador foi revertido em poucos minutos, e a ACAU amargurou reveses. Nesta noite de sábado, 27 de maio, no Isael Pastuch, não. Soberanos dentro da cancha e contando com a atuação extraordinária do arqueiro Jonathan a turma da ACAU Futsal triunfou bonito por 7 tentos a 3 dando um importante passo para a classificação.
Além do magnífico triunfo do seu esquadrão, a acalorada torcida porto união vitoriense foi presenteada com um baita espetáculo futebolístico. Que venham mais duelos desse naipe.
Ainda pela primeira fase do certame, a turma da ACAU Futsal se apresentará no próximo sábado fora de seus domínios. Peleará na terra do Rio Marrecas, em Francisco Beltrão, quando no Ginásio Arrudão litigará diante do Loss/ABF/Beltrão. O cotejo está programado para ter o pontapé inicial às 20:00 horas.