UNIUV ENTREGA PARA A POPULAÇÃO O CINE TEATRO LUZ – RESTAURADO

UNIUV ENTREGA PARA A POPULAÇÃO O CINE TEATRO LUZ – RESTAURADO

Como num abrir e fechar de olhos, no dia de hoje, 22 de fevereiro de 2021, num de repente, me vi no início da década de 1960, para onde os meus pensamentos foram remetidos, quando num domingo qualquer, com as mãos cheias de gibis, ao lado do porteiro, que ao seu menor descuido, passando rapidamente por entre as correntes, de forma sorrateira, eu adentrava, para sentar nas primeiras filas e assistir os trailers de futuros filmes, futebol no Canal 100 e o tão esperado faroeste. Tudo isso, após setembro de 1989 deixou de existir. Depois de 38 anos levando alegria e divertimento aos seus cinéfilos, após exibir a película “Fogo e Prazer” o Cine Luz cerrou suas portas e a Sétima Arte sofria mais um baque.

Coube a UNIUV, primeiramente através do Reitor Alysson Frantz e vice-reitor Lúcio K. dos Passos, após muitas batalhas, descréditos e cobranças infundadas por alguns que não tinham paciência e não acreditavam na recuperação e restauração desse patrimônio histórico, que tempos idos foi deixado por alguns para que os cupins e as enormes goteiras tomassem conta, com suas estruturas quase vindo a desabar, a UNIUV, sem se abalar, mesmo com muitos ataques de contrários, peleou, comeu pelas beiradas e, no dia de hoje, de forma oficial, após árduo trabalho, pôde de entregar para a sociedade das cidades irmãs, totalmente restaurado, para que use, não só para a Sétima Arte, mas também para promoções de vulto.

Em junho de 2016 a UNIUV assumiu a administração do Cine Teatro Luz em um estado deplorável e completo abandono, desesperador. Cadeiras da plateia pelo chão, mofas e esfarelando, piso podre e com cupins, forro todo quebrado, parte elétrica deteriorada, enfim, um patrimônio que tinha sido jogado fora, se acabando. Um bem tombado pelo Patrimônio Histórico, com valor histórico imensurável para a comunidade não podia terminar assim.

Contando na linha de frente por profissionais formados na própria instituição, tudo dentro das normas, o Cine Teatro Luz foi restaurado, onde a parte mais difícil foi realmente fazer e concluir um projeto de restauro ao nível que o Patrimônio Histórico exigia, porque teria que ser um trabalho de especialistas, e foi, para tanto, a obra já pode ser utilizada pela população.

Parabéns família UNIUV, vocês  estão fazendo a diferença.

“Inaugurado em 06 de outubro de 1951, com a projeção da superprodução da 20 th Century Fox “A ROSA NEGRA”, gênero aventura, onde teve como protagonistas o galã Tyrone Power, Orson Welles e Cécile  Aubry, o Cine Lux, com plateia total e laterais lotadas e, o mezanino também apinhado de gente, aquela noite ainda está na memória dos poucos que ainda estão por aqui”.

 

.

Comente pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *