Com um clima já típico de inverno, sem sol e com chuviscos, naquele 1° de maio de 1973 o Ferroviário E.C. estaria comemorando mais um aniversário e, fazendo parte da festividade, foi programada no campo do 5º Batalhão de Engenharia e Combate uma partida contra a seleção do batalhão.
Ainda hoje, detalhes daquele jogo são guardadas no meu pensamento, pois recentemente alçado ao time titular eu faria de tudo para garantir a posição. Jogar ao lado de craques consagrados do nosso futebol amador, como Farias e Aguinaldo e, ser dirigido pelo Nico Parise, era um privilégio de poucos. Aquela partida foi o meu primeiro passo para a conquista do campeonato da LERI de 1973, onde fomos campeões de fato e de direito.
Não só eu, mas guris como Zico, Maurício Côas e Pelezinho também buscavam o seu espaço na equipe titular, pois vínhamos de um bicampeonato na categoria de juvenis.
A partida foi muito disputada e equilibrada. Após o empate no tempo regulamentar a decisão para ver quem ficava com o troféu foi nas cobranças de penalidades e, infelizmente, desperdicei a minha cobrança ocasionando a nossa derrota, ficando o troféu em posse da seleção do batalhão.
Neste 1° de maio de 2018 farão 45 anos que aquela partida foi jogada. Em anexo estão as fotos dos dois times. A saudade é grande, principalmente porque alguns atletas daquela partida já estão no andar superior, em outra dimensão, quem sabe.