TRÊS TENTOS ONDE UM SÓ ATLETA TOCA NA BOLA
Pode um jogador de futebol fazer três tentos válidos durante um cotejo futebolístico sem que ninguém mais toque na bola entre esses gols?
No inacreditável mundo do esporte bretão tudo é possível. Tanto é que o jargão “o futebol é uma caixinha de surpresas” se faz presente dentro e fora das quatro linhas. Como minha especialidade e preferência foi dentro do campo de jogo, faço um breve relato de um acontecido. Vocês amigos leitores é que julgarão se verdadeiro ou mais um causo, fruto da imaginação fértil de quem sempre gostou do esporte-rei. Vamos lá então. Vejam o meu relato como exemplo.
A contenda era bem jogada, lá e cá. Ao término dos noventa minutos o placar acusou 2 a 1 para a equipe que eu defendia. Fiz os três tentos. Sim, fiz os três tentos do cotejo. O quase impossível aconteceu, pois, a partir do primeiro gol nenhum atleta tocou na redonda com ela em jogo, a não ser este vivente que está relatando o fato. Tudo começou aos 44 minutos do primeiro tempo com o meu gol contra de cabeça na cobrança de um escanteio pelos contrários. No reinício de jogo, saída de bola do círculo central, vi o arqueiro adversário adiantado e, num chute direto, por cobertura, fiz a deusa branca beijar o fundo das redes da equipe contrária (dois gols sem mais ninguém tocar na bola). Após o gol, o árbitro encerrou o primeiro tempo sem dar a saída de bola ao time oponente.
No início do segundo tempo a saída de bola pertencia a nossa equipe. Como sempre tive o privilégio e o dom de jogar com a cabeça erguida, novamente vi o golquíper adversário avançado e desatento. Sem titubear chutei direto no gol, a redonda mais uma vez foi beijar os cordéis da goleira contraria. Notem que fiz os três tentos sem que nenhum outro atleta tocasse na bola. Pode? Sim pode. Mas antes que comessem a questionar vou tentar explicar:
1° – O árbitro pode acabar uma partida sem reiniciar do meio do campo após uma equipe tomar um gol, desde que o tempo regulamentar esteja esgotado. (fiz o gol contra aos 44 minutos da primeira etapa e logo na saída de bola do círculo central para reiniciar a segunda etapa chutei direto e fiz o gol, então, o árbitro encerrou a primeira etapa)
2° – No início de um prélio ou após acontecer um gol, a bola estará novamente em jogo após ser tocada por um atleta (chutar direto do meio do campo no gol é válido).
Portanto um atleta pode fazer três gols em uma partida de futebol sem que outro atleta toque na bola. Existem outras maneiras para que tal fato aconteça. Para saber é só fazer como eu, ser curioso e saber sobre as regras do ludopédio.