POR FALTA DE PAGAMENTO NÃO SAIU A DECISÃO DO CAMPEONATO VARZEANO

POR FALTA DE PAGAMENTO NÃO SAIU A DECISÃO DO CAMPEONATO VARZEANO

Chegaria até ser hilariante escrever essa matéria sobre o cancelamento das partidas decisivas do Campeonato Varzeano de Máster, cancelamento esse por falta de pagamento aos profissionais da arbitragem. Mas, para quem tem acompanhado o desenvolvimento do esporte em União da Vitória, tal fato não causa estranheza, devido aos acontecimentos negativos que se sucedem de maneira corriqueira.

Não vou entrar no mérito, mas como jornalista e cronista esportivo tenho que me ater somente aos fatos e, em conversa com a diretora da Liga de Arbitragem, sra. Cátia Costa, (inclusive com áudio gravado), tomei ciência do que realmente aconteceu.

Sem receber pelos trabalhos prestados desde julho de 2016, os árbitros reivindicavam os seus honorários, chegando ao ponto de a duas semanas atrás, informarem o diretor da Secretaria Municipal de Esportes, que se não recebessem até sexta-feira (14/10/2016) não atuariam nas finais que deveriam acontecer hoje (15). Os responsáveis pela Liga de Arbitragem, monitoraram as contas bancárias até às 17 horas de ontem para ver se era efetivado o pagamento atrasado. Ainda, segundo comentários da diretora Cátia, como tal quantia não foi depositada, os responsáveis pelo campeonato já sabiam que os árbitros na apitariam. O valor do saldo devedor para a comissão da arbitragem gira em torno de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Causou estranheza que ninguém avisou as equipes e torcedores que se fizeram presentes e saíram frustrados do Migesão. Para se ter uma ideia dos contratempos e despesas geradas para algumas equipes, podemos citar atletas que viajaram de outras cidades para jogar. Também podemos citar as despesas com bebidas e carnes que seriam utilizados na festa que as equipes fariam, independente de quem fosse campeão.

Entre tantos fatos negativos, acontecidos nos campeonatos varzeanos desses dois últimos anos que passaram a ser organizados pela Secretária Municipal de Esportes, tirando das mãos da comunidade que sempre organizava essa competição, destacamos vários: Agressões entre atletas, diretores e torcedores (inclusive gerando boletins de ocorrência policial), imposição de paralisação do campeonato, que para penalizar alguns, afetou a todos, que ficaram alijados de jogar na competição, penas brandas aos infratores onde muitas vezes eram reduzidas conforme a conveniência, problemas no registro de atletas que não estavam relacionados e outros liberados na última hora, pessoas que não são do ramo para dirigir e comandar o esporte e ingerência política na escolha destas pessoas. Esses fatos acima citados, foi o que eu ouvi em poucos minutos nas conversas com vários desportistas torcedores que estavam no estádio, inclusive, a maioria é de opinião favorável de que a competição do Campeonato Varzeano deva ser organizada, como sempre foi,  por membros da comunidade.

Como meus comentários foram baseados em fatos, nas informações da diretora da Liga e nas conversas com os torcedores, abro espaço a quem se julgar no direito de contestar ou prestar um esclarecimento maior, para que tenhamos uma grande melhora no esporte de União da Vitória. Com a palavra…

Comente pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *