SÃO BERNARDO F.C. – PRIMEIRO CANECO GANHO NA L.E.R.I. – DE FORMA INVICTA.

SÃO BERNARDO F.C. – PRIMEIRO CANECO GANHO NA L.E.R.I. – DE FORMA INVICTA.

Campeão invicto em 1960.

Mesmo o esquadrão do Ferroviário E.C., o bicho papão de títulos, tendo triunfado no primeiro turno e o São Bernardo do segundo, o caneco do certame foi dado para o São Bernardo, pois não teve nenhum fracasso nas contendas, onde foi levado em consideração, que os “Bernardinos” já tinham derrubado o quadro da Estação em um duelo no returno. A diretoria da L.E.R.I. – Liga Esportiva Regional Iguaçu tomou tal decisão após várias reuniões, pois haviam várias interpretações do regulamento. Então, em uma última reunião secreta, em 10 de novembro, através do boletim oficial 48/1960 foi dado o São Bernardo como campeão de fato e de direito.

Além do titulo de Campeão da temporada de 1960 o São Bernardo F.C. também abiscoitou a Taça dos Invictos, pois ficou doze partidas sem sofrer derrotas. A Taça dos Invictos foi uma criação do Jornal Hinterland, cujo diretor geral era o Sr. Ervin Bonkoski e contava com ajuda dos colaboradores Mário Bonkoski, Leocádio José Vieira, René Linhares  Augusto e Carlos Dantas.

Campanha de 1960

Primeiro turno

São Bernardo 03 x 03 Ferroviário.

São Bernardo 02 x 01 Clube Atlético Sãomateuense.

São Bernardo 05 x 03 Juventus.

São Bernardo 01 x 01 Avahi.

São Bernardo 05 x 00 São Cristóvão.

São Bernardo 02 x 02 União.

Segundo Turno

São Bernardo 04 x 03 Clube Atlético São Mateuense.

São Bernardo 03 x 02 Ferroviário.

São Bernardo 01 x 01 União.

São Bernardo 07 x 01 São Cristóvão.

São Bernardo 02 x 00 Juventus.

São Bernardo 05 x 00 Avahi.

Os dianteiros do São Bernardo derrubaram as metas contrárias por 40 vezes e sua cidadela foi sobrepujada por 17 tentos.

O seu dianteiro Darci Silveira (Queijo) foi o artilheiro do certame com 17 gols seguido de Almir Domingos Silva (Pingue) (Ferroviário) com 16 gols.

Embora tenha ficado invicto no campeonato, talvez a peleja mais importante do título de 1960 tenha sido no segundo turno, quando enfrentou o Ferroviário em pleno Estádio Bernardo Stamm. Sofria um revés por dois tentos a zero quando aos 44 minutos do primeiro tempo, o treinador Catita fez a primeira e única substituição permitida (Segundo o regulamento, somente poderia se fazer uma substituição em uma partida, desde que se fizesse no último minuto da etapa inicial) fazendo entrar em campo o lateral direito Claudino Pedro Berlatto (Italiano). Determinado, raçudo e motivador, Claudino reuniu seus colegas no meio do campo e através de uma corrente incentivadora motivou à todos para irem em busca de uma vitória. A partir dali, seus colegas se desdobraram dentro das quatro linhas e de virada venceram por 03 a 02. Esse triunfo foi levado em consideração pelos dirigentes da Liga ao decidirem dar o título ao São Bernardo, pois além de invicto tinha derrotado o Ferroviário.

Atletas do campeonato invicto de 1960

Sob o comando do treinador Euclides Araújo (Catita) esses atletas fizeram parte do elenco: Odnir Bertolotte (Nenê), Claudino Pedro Berlatto (Italiano), Clodival Esteves (Padeiro), Odair Bertolotte (Daíco), Wilson Kovalovski, Eduardo Fernandes (Chiquinho), Airton Kovalosky (Ito), Tarácio Flessak, Neuri Chemim, Wilson Miranda Martins, Francisco de Paula (Nego Tico), Pedrinho Sauchuk, Lindolfo P. Marques (Fiinho), Darci Silveira (Queijo), Aristides Pioli e Irurai Tavares da Maia Raul.

Comente pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *